segunda-feira, 30 de junho de 2014

Amaraladas na Copa 14 - Dezenove


O salãozão do purgatório é uma dessas lojas de departamento, cheias, em dia de liquidação. Várias pessoas perambulando desesperadas, procurando por algo que não sabem, que não fazem a menor ideia do que seja, mas há lá um capricho da pechincha e da boa compra. O ar condicionado, pifou. E aquele cheiro do carpete subindo pelos ares, com os ácaros todos.

Todos sabem que o purgatório é a antesala. De lá partem as duas escadas rolantes definitivas, na versão clássica. Como sou um iconoclasta contumaz, mas que sabe das cousas, explico para vocês que são diversas escadas. Várias, múltiplas. E vão para vários lugares, quentes, muito quentes, frios, muito frios e alguns até tem quarto e sala com vista para a Baia de Guanabara. E tem sim um São Pedro, ou um sósia dele, um velhinho boa praça, mas estressado, com um molho de chaves do tamanho da arca, que comanda a bagaça toda.

No alto falante, vez por outra, uma voz chama os transeuntes para as suas entrevistas. Quando a voz é rouca, tipo a Demi Moore em "O primeiro ano do resto de nossas vidas" ou o "Sobre ontem a noite", pois bem. Mas tem vez que a voz é daquelas gravadas por computador para informar os passos para proceder uma reclamação numa dessas concessionárias de serviço público... dá até para sentir o cheiro de enxofre.

O fato é que há telões nas salas de espera das entrevistas do purgatório. Sim, imensos telões. Em todas passam jogos de copa do mundo, sim, de futebol. É espantoso acompanhar a reação das pessoas quando percebem a barca que estão. Mas não se enganem... a vida, ou o pós-vida, no caso, tem suas picuinhas, suas trapaças, suas puxadas de tapete.

Na salinha dos casos quase perdidos, a narração é do Galvão Bueno, num desses jogos do Brasil em que fomos eliminados, perdendo de virada. Com entradas e tiradas do Tiago Leifert nos intervalos, fazendo piadinhas e um comercial do Luciano Huck vendendo crédito de carbono. "Tuuuudo a ver.". São Pedro nem precisa dar muitas dicas aos arcanjos: a saída desta sala leva direto a uma sala de reunião do PMDB, numa discussão sobre cargos no governo e tempo de televisão na propaganda eleitoral.

Mas há outros cantos. Tem um lindinho e adianto o cenário, para quando chegar sua vez nos sintamos em casa: Você escolhe o narrador, e pode escolher o Fiori Giglioti, por exemplo. E escolhe o jogo pra assistir. E só jogões. Esta salinha, Pedro deixou sereias e sereios servindo canapés e tem até um vinhozinho maroto. Cheguei bem na hora que um dos orixás trouxe um vetê novinho em folha com um sorrisão no rosto. E ouvi a entidade bem feliz, informando a geral: "Chegou!!!! Chegou o Argélia e Alemanha da Copa do Brasil!!!!".

Os que estavam na salinha se alvoroçaram e até ouvi um "oba". Em pleno purgatório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário